velhinha.jpg

 

 

 

(Esta não é a avó MARIA mas poderia ser.)

 

 

 

Nota de Edição: A clã da minha familia de quem tenho vindo a falar assiduamente neste blog como um dos amores da minha vida está novamente no hospital... desta feita com uma pneumonia aos 90 anos. Está a recuperar mas... Doi-me imenso vê-la a perder faculdades fisicas e senti-la com uma mente muito jovem que não aceita as transformações do seu corpo. A ´familia é realmente como uma àrvore, os ramos mais antigos vão murchando para dar lugar aos mais jovens e tudo isto é complicado e simples ao mesmo tempo... PRECISO DA VOSSA ENERGIA... Beijos

 

Querida Maria...

 

Falar de ti é difícil. Para falar de ti tenho de falar de mim antes e das mudanças que operaste dentro do meu ser. Foi como se tudo em mim tivesse encerrado para obras e voltasse depois de muita coisa reconstruída. Contigo aprendi a pensar a vida e a aterrar as ideias. Aprendi a confiar no amanhã, a sentir presenças mesmo que distantes e a partilhar sonhos e loucuras sem receio de me magoar. Sinto-me hoje uma pessoa mais válida, mais crescida, mais responsável, mais adulta. E foste tu mesmo com as nossas divergências e diferença de idade que me fizeste mudar assim e sorrir perante a vida. Contigo, sinto-me envolta num misterioso mundo de seguranças e ternuras compartilhadas, é como estar ligada ao cordão umbilical outra vez. O teu coração e as tuas intenções perante o mundo são puras, bonitas e muito honestas. Penso que a palavra paz é a que melhor te define, foi essa paz que procurei durante toda a minha vida e porque te admiro muito quando for grande quero ser como tu (...) Será mais fácil para mim.

Falar de ti é falar de uma pintura famosa de um pintor realista, por exemplo Van Gogh e os seus serenos campos de trigo (que tu ceifaste tantas vezes) onde tudo parece estar no lugar e ser perfeito. Falar de ti é viver a brisa de um fim de tarde de verão. Falar de ti é sentir coisas bonitas e serenas e de tudo o que é belo, real e valioso.

Pensar em ti traz-me lampejos de ternura que desejo despejar e que me embriagam de sonhos por viver. Mas não quero apenas recordar-te: quero viver sabendo da tua presença em mim, e tal como fazias quando era pequena quero agora pôr a tua cabeça no meu colo e cantar-te canções de embalar. Contigo, quero ainda caminhar sobre o fogo sem me queimar. Quero ficar de mãos dadas e voar sobre o mundo e as suas preocupações. Quero viver as coisas mais lindas, os sonhos mais doces e descobrir todos os teus tesouros. És a estrela mais brilhante do meu céu, sabes? Gostava de a guardar dentro de uma caixa e ficar com ela só para mim eternamente. Mas as estrelas fizeram-se para iluminar os céus do mundo e brilhar para todas as vidas (...) 

 

Mas tenho a certeza que sempre me deixarás o teu brilho...

 

Maria Lua

publicado por MariaLua às 11:53